Home / Notícias / Prefeito Renatinho inicia reuniões e audiências em busca de implantar a primeira PPP – Parceria Público Privado – em Campo Florido

23549476_1876788915694654_1935657909_n

23549754_1876788862361326_1504280604_n

O Convale (Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Vale do Rio Grande) foi selecionado para participar do Projeto Piloto das Concessões Municipais na área de RSU (Resíduos Sólidos Urbanos). Nesta segunda-feira (13) aconteceu em Uberaba, no gabinete do prefeito Paulo Piau, a reunião dos prefeitos e gestores dos municípios consorciados ao órgão, sendo realizada também a fase de diagnóstico da real necessidade de cada município no bojo do Programa de Apoio a Concessões-PPPs.
Para o evento foram convidados o diretor do Departamento de Infraestrutura Social e Urbana do Ministério do Planejamento, Manoel Renato Machado Filho, e técnicos da Caixa Econômica Federal/Gigov Regional Triângulo, sediada em Uberlândia.
O Convale inclui os municípios de Água Comprida, Campo Florido, Conquista, Delta, Sacramento, Pirajuba, Veríssimo, Uberaba, Comendador Gomes, Planura e Conceição das Alagoas.
Este projeto está sendo realizado numa parceria da Caixa Econômica Federal com o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão – MPDG, cuja finalidade é oferecer ao Consórcio assessoramento técnico de engenharia, econômico-financeiro, socioambiental e jurídico, com o objetivo de viabilizar a estruturação de contratos de Concessão/PPP na área de RSU e o acompanhamento no desenvolvimento de todas as fases do processo.
O Programa de Apoio às Concessões Municipais foi lançado pelo Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão para fortalecer a economia das cidades.
Até 2019, a previsão de apoio financeiro pode chegar a R$ 180 milhões, por intermédio da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil. Além disso, o Governo do Brasil está pronto para assessorar os municípios com estudos de viabilidade técnica e jurídica dos projetos de concessão. A expectativa é que esse apoio atraia até R$ 4 bilhões em investimentos.
Para o prefeito de Campo Florido, Renato Soares de Freitas, Renatinho, o momento econômico e político que o Brasil está vivendo, exige do gestor municipal muita habilidade para conseguir as parcerias necessárias para desenvolver o município, mesmo em momentos difíceis.
“Foi uma reunião muito produtiva e já iniciamos os passos iniciais para que Campo Florido possa em breve ser beneficiada com uma PPP. A nossa intenção é inovar, e com isso buscar o desenvolvimento tão sonhado pela nossa população. O nosso governo veio para marcar época em Campo Florido, e logo estaremos colhendo os frutos”, assinalou Renatinho.